COLOQUE AUDIOS E MUSICAS DENTRO DOS SEUS APLICATIVOS CRIADOS NO SKETCHWARE

 Você sabia que existe uma maneira de colocar áudios ou até mesmo músicas dentro do seu aplicativo desenvolvido no Sketchware? Neste artigo te mostro como eu faço isso dentro dos meus projetos, fique até o final para entender.


Dependendo do projeto que você está criando, é interessante você implementar algum áudio seja para dublagem ou algum aplicativo de música, é importante ter essa funcionalidade, o melhor disso, e que no Sketchware é bem fácil de você colocar essa função.

Como colocar áudios dentro do aplicativo pelo Sketchware

Para importar áudios para dentro do seu aplicativo, você precisa baixar algum áudio ou música em formato (mp3) para não ocorrer erros na hora da importação, esse formato é aceito pelo Sketchware.

Com seu arquivo mp3 baixado, você abre seu projeto dentro do Sketchware, estando na interface inicial do teu projeto, você clica nos 3 pontinhos que aparece no canto superior direito na sua tela. Dando um clique, vai exibir um menu lateral contendo diversas opções para você escolher.

Dentro desse menu lateral, conterá uma opção chamada "Sound" e nela que você tem que apertar. Abaixo deixei uma imagem, para exemplificar.


Como eu mostrei na imagem acima, você aperta na opção "Sound" e você será redirecionado para a tela de "Sound Manager" onde você conseguirá importar os áudios que você baixou.

Como importar os áudios para dentro do aplicativo?

Entrando nessa telinha de "Sound Manager" vai ter um icone vermelho na parte de baixo da tela, o icone tem um simbolo de "+", basta você clicar sobre ele, para conseguir upar os arquivos em mp3 que você baixou.

Geralmente, eu uso o "Sound Manager" nos meus aplicativos, quando crio algum projeto que preciso que tenha dublagem ou algum minigame em 2D que tenha músicas de fundo, para ficar mais dinâmico para o usuário.

Depois que você clicou no icone de "+" vai exibir a tela pra você subir seus arquivos em mp3, lembrando, você pode subir qualquer faixa de áudio que quiser, desde que não infrinja direitos autorais de ninguém ou não seja algum arquivo mp3.

Minha recomendação em relação aos áudios, é você criar seus própios áudios, seja dublando ou baixando músicas que não tenham copyright.


Após escolher seu áudio é só clicar em "SAVE" que automaticamente seu áudio já está dentro do seu aplicativo.

Porém ainda não acabou, você precisa incluir esse áudio dentro das telas do seu aplicativo, seja na tela inicial ou em alguma outra tela que deseja, vou te mostrar a como fazer isso.

Como colocar os áudios nas telas do Aplicativo

Com os áudios já importados no seu aplicativo, chegou a hora de colocarmos esses áudios em funcionalidade, vou te mostrar como você pode inserir esse áudio pra dentro da tela inicial do seu aplicativo na OnCreate.

Depois que você seguiu todos os passos acima, você volta para a tela de interface do seu projeto no Sketchware, arraste a tela pro lado até estar dentro da opção "Component", para saber se você está na aba certa, assim que você arrasta para o lado, ele fica com uma sublinhagem amarela indicando que está dentro daquela aba.

Estando nessa telinha, também vai aparecer um icone de "+" em vermelho, você aperta nele, e vai abrir no centro da sua tela, vários componentes que você pode adicionar ao seu aplicativo, o que você precisa adicionar, é o componente de "MediaPlayer" clique nele.



Clicando no componente de "MediaPlayer" você precisa dar um nome para ele, pode ser qualquer nome que quiser, esse nome vai servir como um "identificador" para usarmos depois na hora dos blocos de programação, após dar o nome clique em "ADD".

Beleza, aqui nós já temos nosso componente criado, agora precisamos deixar ele funcional através dos blocos de programação do Sketchware.

Voltando a interface inicial do seu projeto, arraste novamente a tela ao lado, e clique em "EVENT", estando dentro dessa aba, vai aparecer a nossa "OnCreate" só clicar sobre ela.

Aqui dentro da "OnCreate" você clica em um iconizinho de quebra-cabeças para abrir o menu de blocos que iremos usar. Abrindo esse menu você procura pela opção "Component", clica sobre ela.

Logo depois você precisa clicar e arrastar pra dentro da sua OnCreate os blocos escritos "mediaplayer create sound"  e "mediaplayer start" ou seja, para criar o som e o outro para iniciar o som.



Agora sim está bem mais fácil, lembra que no começo do artigo nós importamos os áudios? Então, e nesse bloco de "mediaplayer create" que iremos usar ele, basta clicar em "sound" ao lado, e selecionar o áudio que você já importou.

Prontinho seu áudio já vai rodar no seu aplicativo, na imagem que deixei acima, também tem outros blocos do component de mediaplayer que você pode usar, como por exemplo o "mediaplayer pause" para pausar o áudio ou stop para encerrar o áudio.

Conclusão

Foi bem fácil né? Linguagem No-Code facilita demais, fazer isso dentro do Sketchware é ainda mais simples, é só seguir o artigo que você vai conseguir implementar isso dentro do seu projetinho.